domingo, 3 de abril de 2011

119º Aniversário do Primeiro Sundae!!!


Hoje é o 119º aniversário de uma invenção extremamente interessante: o sundae, um sorvete, de creme, decorado, na parte de cima, com uma cereja ou outro elemento qualquer, normalmente servido em copo de beber, que recebe uma camada com chocolate ou morango antes do sorvete.

O aniversário, contudo, é bastante controverso. Várias cidades americanas disputam a autoria da sobremesa. Entre elas estão cidades famosas, como Nova Iorque, Buffalo, Nova Orleans e Cleveland. No entanto, três cidades, pequenas, tem histórias documentadas da invenção do sundae, segundo a Wikipedia, em inglês: Two Rivers, Wisconsin, em 1881; Evanston, Illinois, em 1890; e Ithaca, Nova Iorque, em 1892. É coisa antiga.

A primeira pode-se descartar. O documento que dá o título para Two Rivers vem de um obituário de Edward Bernes, publicado no Chicago Tribune, de 1939. O problema é que Bernes teria só 17 anos em 1881 e o obituário não especifica uma data, apenas joga “há mais de 40 anos atrás” (o que daria 1889).

A segunda, de Evanston, Illinois, também não tem data certa. Assim que a cidade proibiu sorvetes com refrigerante, o sorvete passou a ser servido do mesmo jeito, mas sem o refrigerante, por comerciantes locais, para cumprir a lei. O nome teria surgido em função do sorvete ser servido no domingo (sunday, em inglês).

Mas a melhor documentação é mesmo da cidade de Ithaca, Nova Iorque. Um anúncio publicado no jornal da cidade, no dia 3 de abril de 1892, chamando o pessoal para o “domingo do morango”. Anúncios subsequentes confirmariam que se tratava de um sorvete. O sucesso foi tão grande que Chester Platt, co-criador do sorvete ao lado de John Scott, tentou patentear o nome “domingo do sorvete” (ice cream sunday) em 1894.

Até documentos que demonstrem o contrário… fica a data de 3 de abril de 1892 como a data onde surgiu a primeira prova da existência do sundae.

http://www.agencianoticias.com.br/2011/04/03/sundae-faz-119-anos/

Um comentário: