quarta-feira, 22 de abril de 2009

Descobrimento do Brasil

Dia 22 de Abril de 1500

Existem muitas versões em torno do assunto do descobrimento da terra que se chamaria Brasil, nome que se originou de nossa primeira mercadoria comercializada pelos descobridores: pau-brasil. Existe o questionamento se realmente, pelo nível de conhecimento técnico que já possuíam, os portugueses poderiam ter se desviado da rota às Índias e alcançado o Brasil, assim por acaso.
Mas pelos registros históricos, foi certamente através da carta de Pero Vaz de Caminha*, conhecido como escrivão daquela expedição, que o rei de Portugal, D. Manuel I, soube da notícia da descoberta.
Ali, no sul da Bahia, o Brasil foi batizado de Ilha de Vera Cruz e em terra, no dia seguinte, os portugueses fizeram os primeiros contatos amistosos com os habitantes do local, os tupis e tapuias (que é como os colonizadores classificaram os primeiros nativos encontrados e que habitavam o litoral brasileiro).
*A carta original de Pero Vaz de Caminha foi encontrada em 1793, no arquivo da Torre do Tombo, em Lisboa, Portugal, onde se encontra hoje.