sábado, 12 de setembro de 2009

Petrópolis: a Cidade Imperial

Um dia na Cidade Imperial
Praça 14-Bis

O “14 BIS” tem capacidade para um tripulante. Foi o primeiro avião mais pesado que o ar a conseguir decolar por seus próprios meios. Esse fato histórico teve lugar em Bagatelle (centro de Paris), no dia 23 de outubro de 1906. Nessa data, Santos Dumont decolou com seu “14 BIS” e percorreu 60 metros em 7 segundos, voando a uma altura de 2 metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França, que era uma instituição de reconhecimento internacional e autorizada a homologar qualquer descoberta aeronáutica marcante, tanto no campo dos aeróstatos (veículos mais leves que o ar), como no dos aeródinos (veículos mais pesados que o ar).

No ano do Centenário do vôo do 14-Bis, a Prefeitura faz merecida homenagem a um dos petropolitanos “de coração” mais famosos no mundo inteiro. A réplica do 14-Bis foi feita pela GE/Celma – uma das maiores empresas petropolitanas - especializada no serviço de reparo de turbinas de avião. A Praça 14-Bis fica ao lado da Praça da Liberdade e foi inaugurada em 21 de setembro de 2006.
Além de relembrar o feito que revolucionou os meios de transporte, a Praça 14-Bis é entregue à população como mais um espaço de lazer e cultura que valoriza o Centro Histórico. Bancos e jardins também compõem o cenário.
Curiosidades sobre o invento
Uma réplica do 14-Bis, em tamanho original, encontra-se no Musée de L’Air et de l’Espace, na França. O Brasil também já fez três mais três réplicas, uma delas levada à Paris em 2005, pela Embraer, no Ano do Brasil na França (2005).
O 14-Bis voou pela primeira vez em 23 de outubro de 1906, em Bagatelle, na França. A manobra foi realizada por Dumont sem o auxílio de dispositivos de lançamento.
Em nova decolagem, em 12 de novembro do mesmo ano, Dumont estabelece, com seu invento, o recorde de velocidade da época (36,84 KM/h).
Mais de mil pessoas presenciaram as manobras do invento mais pesado que o ar. Petropolitanos e turistas poderão agora resgatar esta história e decolar para uma viagem rumo às conquistas de Dumont.

http://www.petropolis.rj.gov.br/index.php?url=http%3A//fctp.petropolis.rj.gov.br/fctp/modules/xt_conteudo/index.php%3Fid%3D284

Nenhum comentário:

Postar um comentário